Anac libera uso de celulares em voos da TAM.

posted Aug 24, 2010, 6:44 AM by Unknown user

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou nesta sexta-feira (20) que liberou o uso de telefones celulares em alguns aviões Airbus da companhia aérea TAM. As aeronaves passaram por testes que demonstraram não causar interferência nos equipamentos o uso dos telefones por passageiros.

O pedido já estava em tramitação há mais de um ano. Segundo a Anac, a tecnologia capaz de validar o uso dos celulares é nova e a TAM, junto com a Airbus, foi a única empresa que requisitou a liberação dos aparelhos em voos. 

Atualmente, só é permitido utilizar o celular dentro da cabine enquanto o avião estiver no solo e com as portas abertas. O uso de celular em outros voos continua proibido.

Para fazer a ligação, basta usar o aparelho como no solo. Mas o uso só estará liberado quando a aeronave estiver a mais de 3.000 metros de altitude -o sistema é desligado automaticamente em altitudes menores.

A permissão foi concedida com base em testes da Easa (autoridade de certificação europeia) e em outros testes definidos e executados pela Anac. Segundo nota da Anac, "os principais ensaios realizados neste caso são o de interferência eletromagnética (com objetivo de verificar se sistemas essenciais da aeronave são suscetíveis) e modos de falha do sistema (simulam-se falhas para verificar se o resultado está coerente com as análises técnicas apresentadas)".

A TAM afirmou que o preço do serviço deverá ser definido pelas operadoras móveis. A empresa afirmou que deve liberar em breve mais detalhes, inclusive sobre as aeronaves participantes.

Comments