Força-tarefa contra caos aéreo

posted Sep 29, 2010, 1:15 PM by Unknown user
Para evitar caos nos aeroportos nas eleições, o governo montou um esquema especial para o fim de semana. Coordenado pelo Ministério da Defesa, a operação começa amanhã à noite e vai até a terça-feira que vem, com a participação da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Problemas causados pela Webjet, que ontem voltou a cancelar voos, acenderam o sinal de alerta. Segundo balanço da Infraero, até as 17h de ontem, 35 (38,5%) dos 91 voos programados até aquele horário foram cancelados e 19 (20,9%) tiveram atraso superior a 30 minutos. Especialistas temem que a confusão nos aeroportos, causada em parte por falta de tripulação para atender a demanda, afete a segurança dos voos. O Sindicato Nacional dos Aeronautas acredita que novo caos aéreo pode acontecer no fim do ano, quando a procura cresce muito e as escalas de tripulação tendem a ficar ainda mais apertadas.

De acordo com o plano, elaborado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da pasta, foi determinado à Infraero a suspensão de obras que possam prejudicar o fluxo de aeronaves e passageiros nesses dias.

Para reforçar a equipe nos aeroportos, a estatal foi orientada a cortar folgas e reativar um centro de gerenciamento operacional em Brasília.

A Anac também será orientada a manter fiscais nos terminais e determinar às empresas aéreas dispor de tripulação reserva e aviões para atender eventuais emergências.

O assunto foi discutido ontem em reunião no Ministério da Defesa. “Haverá uma atenção especial para que, se houver algum problema localizado, seja resolvido com maior rapidez, para evitar riscos a eleitores que estejam se deslocando para votar”, disse o Ministério em nota. O texto diz, porém, que a previsão é que o movimento nos aeroportos seja inferior ao de feriados longos, como Natal e Ano Novo.

Comments