Funcionários da Gol pedem plano de saúde e fim da jornada excessiva

posted Aug 27, 2010, 6:26 AM by Unknown user

Data: 13/08/2010 / Fonte: Zero Hora

Funcionários da Gol realizam no dia 13 de agosto assembleias no Rio de Janeiro e em São Paulo para decidir se optam pela paralisação das atividades. Os trabalhadores pedem  plano de saúde, fim do excesso de jornada e equiparação salarial entre categorias. Conforme o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, dos encontros podem sair reivindicações para serem encaminhadas na audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), agendada para o próximo dia 20. "Mas as assembleias são soberanas em suas decisões", acrescenta.

Para Rodrigo Maciel, diretor Jurídico do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, as assembleias podem deflagar estado de greve e prever paralisão para mais adiante.

Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, as reuniões serão realizadas em todos os aeroportos onde há sindicalizados à entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), com destaque para o Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e no aeroporto de Cumbica. No terminal de Guarulhos, a principal assembleia será às 15h. Em Porto Alegre não está prevista nenhuma reunião.

O Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (Saesp) informa não ter, no momento, problemas fortes o suficiente para deflagrar uma greve.

Nesta semana, o presidente da Gol, Constantino Oliveira Junior, disse que não vê risco potencial de greve. O executivo se queixou que os sindicalistas não têm uma proposta clara para apresentar. Procurada pela Agência Estado, a assessoria de imprensa da Gol disse que não se pronunciaria porque não havia recebido comunicado formal de entidades sindicais sobre eventuais greves.

Comments